Publicado por: Patrícia Gonçalves

22 comentários:

Sim, existe essa possibilidade. Ao longo dos últimos anos vários cientistas têm desenvolvido teses nessa direcção, sendo de notar o trabalho de Aubrey de Grey. Também vários escritores tem publicado livros sobre o assunto, como aquele em que nos baseamos para realizar este trabalho ("O Pacto - O Crime de Ter Nascido" de Gemma Malley). A verdade é que desde sempre o Homem se questionou acerca dessa possibilidade, e hoje temos várias hipóteses de como fazer isso funcionar. O problema de pôr este "plano" em prática encontra-se a vários níveis, os quais iremos falar mais tarde.
Penso que a teoria mais aceitável será a manipulação de enzimas responsáveis pelo envelhecimento, no entanto seria impossível submeter toda a população a uma intervenção desse nível.
Para todos termos acesso a essa possibilidade a melhor forma seria a administração de comprimidos ou vacinas que pudessemos comprar em farmácias.
Com o rápido avanço da Ciência a que temos vindo a assistir, creio que não demorará muito tempo até tornarmos isto possível.


Patrícia Gonçalves

Na minha opinião, sim será possível. Ao longo dos anos a ciência tem mostrado ser a maior evolução de todos os tempos, mas por mais empenhamento e esforço por parte dos cientistas e de todos que se ligam à ciência, ela não tem nem metade do poder de Deus, o nosso criador.
Já imaginaram o que é criar este mundo? O Ser Humano? Pois, só mesmo uma pessoa como Deus. Os cientistas ficam espantados com tal força da natureza.
Bem, mas para que andar com tantas ideias e euforias se nem adora-mos a Deus? Enquanto, não nos ligar-mos a Deus e estudar-mos sobre ele, nada mudará e só quem se torna amigo de Deus é que poderá viver no paraíso, e não basta só pensar que Deus existe, é preciso estudar sobre as suas profecias, sobre a sua criação, sobre seu nome, como todos nós Deus também tem nome.
Sugiro então, para que saiba-mos a resposta a esta pergunta, estudemos então sobre Deus, através do livro mais vendido em todo o Mundo, a Bíblia.
O futuro de cada um dependerá de si, nas suas escolhas, pois, é possível viver para sempre, basta é seguir o caminho correcto, o caminho de Deus.


Tiago Gonçalves

As probabilidades para este acontecimento vão aumentando, praticamente, de dia para dia. Existem já vários estudos em que na sua fórmula apenas há uma ou duas falhas, fórmula que à alguns anos atrás era impensável.
Um dia que esta fórmula esteja perfeitamente completa e apta para prolongar a vida humana muitas questões morais irão ser levantadas e talvez crie alguma tensão entre populações.
Após pensar claramente sobre este assunto, assumo que se me fosse dada a oportunidade para viver mais tempo que o normal ou até para sempre eu aceitaria pois sou da opinião que andamos muito pouco tempo por cá e na maior parte das vezes não conseguimos arranjar tempo para viver as verdadeiras emoções que nos aparecem uma vez na vida. Claro que sei que se toda a população mundial opta-se por isto, bem haveria gente a mais e recursos a menos, resumindo, muita população mas pouco espaço. Mas visto que a fórmula ainda não foi encontrada ainda há tempo para reflectir sobre esta consequência, assim como outras.
Esta descoberta irá provavelmente criar conflitos tanto politicos como religiosos, pois haverá certamente chefes de estado que opor-se-ão a esta forma de evolução e religiões onde são muito objectivos em relação à vida e à morte, mas nesta parte do assunto não me quero adiantar muito.
Espero que se um dia isto for possivel, que seja facilitado para todas as classes populacionais e não apenas para as classes monetariamente superiores.


Ana Cláudia Duarte

Na minha opiniao penso que será possivel esta ideia vir a concretizar-se visto que as probabilidades vao aumentadno e que há alguns anos era impensavel tanto cientificamente como socialmente a ideia de viver para sempre.
Como todos nós sabemos este tema é muito controverso nomeadamente entre populações e ciencia. No que toca as populações do qual nós porprios fazemos parte esta ideia de viver para sempre trás varios pontos positivos assim como negativos, em destaque os negativos nomeadamente se vivessemos para sempre nao iria ser possivel a renovação de gerações, assim como a subsistencia estaria ameaçada e acabariamos por chegar a um final da especie humana. se um dia esta ideia deixasse de ser apenas isso uma ideia e passasse a ser uma opção nao haveria recursos para tanta gente e tal como mencionei em cima a subsistencia estaria em causa.
"Viver para sempre" e um tema muito controverso em todos os aspectos, nomeadamente politico, economico, religioso entre outros. Cada um tera a sua opiniao e nao chegaremos a um consenso, uns acham que é uma opção absurda porque nós ja nascemos a saber que um dia morreremos é simplesmente a Lei da vida assim como existe outras pessoas que acreditam na vida alem da morte e tamvez esta opção trouxesse alguma controversia.


Ana Isabel Dias

Será possível? Este sentimento mostra que está na nossa natureza o desejar viver. Talvez a pergunta certa seria: " Porquê não vivemos para sempre?". A ciência tem progredido muito e de muitas maneiras. Mas, neste mundo cientifico, a falta de valores é tão enorme como o ar que respiramos. Por isso, os mais idosos têm saudades dos velhos tempos, tempos esse que com menos tecnologia as pessoas eram mais felizes e assobiavam pelas ruas ou durante o trabalho. Assim, não podemos confiar no homem para saber a resposta a esta pergunta. Precisamos de querer saber a resposta que o livro mais famoso tem para nos dar. Seguir o exemplo dos Berianos, povo grego do primeiro século, que não só ouvia as explicações do apóstolos nas sinagogas, mas confirmava em casa se era mesmo assim que a escritura dizia. Portanto, o saber ou não se viveremos para sempre depende da nossa atitute de querer saber. Se descartar-mos logo a ideia de analisar o que a Bíblia diz, não poderem saber que solução ela apresenta para este desejo interno de viver para sempre. Pior, perderemos a oportunidade de quem sabe, sermos influenciados pelo que ela ensina e viver para sempre.


Pedro Morgado

Vou ser curta e directa :

CLARO QUE SIM!!!

Queremos viver, desejamo-lo a todo o momento... viver o mais intensamente possível... (contudo convém que a vida seja boa se não não vale a pena, e eu acredito que o Jesus não quer ver míseros infelizes que se limitam a passar os dias!!!!)

Mas SIM creio com certeza que será possível!!!
Aliás,m se não pensasse que sim para quÊ fazer este trabalho.


Joana Soares

Pedro Morgado, obrigada pela visita e pelo comentário. Concordo com a falta de valores mas discordo com a ideia de que os idosos eram mais felizes antigamente devido à ausência da tecnologia. Penso que isso se deve fundamentalmente ao facto de hoje em dia termos acesso ao que se passa à nossa volta, à realidade. Hoje em dia não há mais acidentes, mais mortes, mais roubos, mais prostituição, mais tráfico, ou melhor, os números podem ser maiores mas o conhecimento deles é maior também. Tenho consciência de que a felicidade está em parte na ignorância e na ingenuidade. Quanto à Bíblia, nem tudo nela é bom, ela ensina que a mulher é um ser inferior, que deve ser submissa entre outras coisas. Pelo menos é a interpretação que eu faço e confesso que a do nosso José Saramago tem um fundo de razão.

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves, se leres bem e com honestidade o meu comentário, notarás que não digo : "os idosos eram mais felizes antigamente devido à ausência da tecnologia.". Digo sim : "os mais idosos têm saudades dos velhos tempos, tempos esse que com menos tecnologia as pessoas eram mais felizes". Ou seja, o avanço da tecnologia não melhorou moralmente e emocionalmente a nossa sociedade, bem pelo contrário. Concordo que hoje há mais informação e mais rápida. Mas, o hoje haver mais informação e mais rápida (fenómeno globalização)não invalida que aja informação posterior à nossa era "moderna". Por exemplo, segundo o Instituto Wordwatch o número de morte em guerras no século vinte(cem milhões de vitimas) é igual ao numero de mortes ocorridos desde o ano zero até ao 1899. Portanto, há dados concretos e fiáveis que mostram o lado menos bom e limitado da ciência. Que é mais fácil arrancar um dente hoje que à quinhentos anos, é verdade. Mas, esperar que a ciência seja num futuro breve salvadora da humanidade é como tentar alcançar o vento. Aliás, ela não explica de onde viemos, qual o objectivo da vida e para onde vamos. Só a Bíblia o faz. Ademais, a Bíblia do principio ao fim elogia muito as mulheres sábias. Diz que elas são mais valiosas que corais.Diz também que os anjos admiraram mulheres discretas e que aprendem do seu exemplo.
O meu comentário precedente teve por objectivo elogiar a mente aberta do Tiago. Não era meu objectivo criar polémicas. Por isso,não farei mais nenhum comentário.

Abraço para o Tiago.

Pedro Morgado.

A meu ver, no futuro o ser humano será bem capaz de viver mais tempo, ou até mesmo para sempre. A Ciência tem evoluído muito e penso que o principal obstáculo para a longevidade são as questões religiosas. O que vale é que, cada vez mais, a nossa geração é menos crente no que toca a qualquer religião. Acreditando mais na Ciência e não num Deus bíblico. Assim sendo, penso que futuramente, quando a Igreja perder muito poder, a Ciência vai ser ainda mais poderosa e mais determinante nas nossas vidas.
Quanto ao assunto do comentário acima (apesar de fugir um bocado ao assunto principal), penso que a Bíblia não dá respostas nenhumas mas sim um conjunto de histórias que foram uma tentativa de reger a vida das pessoas nas épocas anteriores. Não digo que a Bíblia é totalmente má, até porque incute alguns valores que são importantes. Mas na grande maioria, a Bíblia demonstra e "relata" acontecimentos e acções de valores muito negativos. Quanto à questão das mulheres, a Bíblia é o machismo em livro. Afinal quem se culpa por estarmos aqui? Adão ou Eva? Pois, Eva, que segundo a Bíblia foi a causadora do sofrimento humano por nos ter colocado aqui. Mais ainda, a Bíblia refere-se à mulher como um Ser submisso ao homem e que o homem não foi criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Portanto, a bíblia é um livro de histórias fantásticas sem dúvida, mas não passa disso, histórias.

Cumprimentos a todos.

Felicito-vos pelo trabalho e pelo tema que é perfeitamente contextualizado aos dias de hoje.

Tiago Alves.

Pedro, o meu objectivo não é criar polémica, e, depois de ter revisto o meu comentário, não vejo porque ficou tão ofendido.
Concordo plenamente que a Ciência não tem só virtudes, e essa vertente irá com certeza influenciar o trabalho que por aqui fazemos. Mas o avanço da Ciência tem melhorado a vida das pessoas, penso que isso não se pode negar. Desde curas para doenças como melhoramento da qualidade de vida dos incapacitados, entre outras coisas.
Ah, e uma correcção: a Ciência explica SIM de onde viemos, ou alguém acredita que nós vimos do Adão e da Eva ? Penso que todos sabem que isso é apenas uma história que se contam às pessoas como a da cegonha às crianças. Até porque essa teoria está mais que refutada pela Ciência e provas disso não nos faltam.
Quanto ao objectivo da vida e para onde vamos, na minha opinião, isso não compete à Ciência responder, nem a ninguém, só a nós mesmos. Devemos pensar nisso por nós próprios sem influência de ninguém. Como diz José Régio "Não sei para onde vou, só sei que não vou por aí"...


Patrícia Gonçalves

O primo da Ana Duarte disse... 29 de janeiro de 2010 às 14:52  

Não, não é possivel, como já disse e justifiquei em comentário a outro post. Mas não me venham com as tretas que, mesmo que seja possivel, vai ser nosso Senhor Jesus Cristo. Por amor da santa. E se a nossa sociedade se guiasse pela Biblia Sagrada, onde estavamos nós? Talvez ainda a andar em carroças, visto que a Igreja não aprovava inovações.

O Tiago disse: "mas por mais empenhamento e esforço por parte dos cientistas e de todos que se ligam à ciência, ela não tem nem metade do poder de Deus, o nosso criador."

Com todo o respeito, isto não é mente aberta. Isto é pura ignorancia de uma mente fechada e antiquada.

Amén, Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves disse... 29 de janeiro de 2010 às 15:32  

PS: Não foi minha intenção insultar o Tiago Gonçalves. Com a expressão " pura ignorancia de uma mente fechada e antiquada." queria dizer que uma crença religiosa, que a ciência tem vindo a demonstrar falsa, não é uma justificação. E essa crença é "de uma mente fechada e antiquada" visto que só os que assim pensam, que é Deus ou Cristo que tudo faz acontecer, é que não abrem a mente e aceitam a inovação e que o proprio Homem é que determina e influencia o seu proprio desenvolvimento.

Desculpa alguma ofensa, Tiago.

Atenção meninos e meninas!!! Este blog destina-se à partilha de ideais ou elaboração de sugestões por parte de quem o queira fazer. Não percam demasiado tempo a discutir sobre assuntos que ainda ninguém tem total conhecimento de causa nem a tentar impor as suas ideias a outras pessoas!!! Isso não enriquesse os conhecimentos de ninguem, não faz bem à saude e torna o blog chatinho!

Vá Paz e amor e fiquem bem !!

Tiago Gonçalves disse... 31 de janeiro de 2010 às 09:50  

Bem, respondendo ao que o Miguel Gonçalves disse, é o seguinte:

1º Eu não desvalorizo a ciência nem pouco mais ou menos, nem tu vez isso, aliás valorizo muito, pois nos dias de hoje tenho tudo, e fico honrado por tal inteligência e desenvolvimento do homem !

2º O que eu digo, é o que eu penso, não digo que esta certo ou errado, simplesmente cabe-me a mim dar a opinião sobre este assunto, portanto, gostava que aceitasses as opiniões dos outros tal como eu aceito a tua ou a de quem vier cá comentar (não estou ofendido com nada, simplesmente serve para o dia-a-dia aceitar as opiniões dos outros).

3º Vou-te deixar aqui algumas opiniões ditas por cientistas !

" Como cientista, vejo o mundo em minha volta e observo mecanismos de engenharia com uma complexidade tão notável que chego à conclusão de que há um projecto inteligente por trás de tal ordem complexa."
— Andrew Mcintosh, Matemático, País De Gales, Reino Unido

" A complexidade da natureza indica claramente que existe um Criador. Cada sistema físico e biológico, quando compreendido, mostra incrível complexidade. "
— John K. G. Kramer, Bioquímico, Canadá

" Não consigo imaginar o Universo e a vida humana sem um começo inteligente, sem uma fonte de 'afecto' espiritual, que se encontra fora da esfera da matéria e de suas leis. ”
— ANDREY DMITRIYEVICH SAKHAROV, FÍSICO NUCLEAR, RÚSSIA

Aqui tens o link caso queiras ler outras opiniões #

" http://www.watchtower.org/t/20040622/diagram_01.htm "

Por fim gostava de agradecer a quem tem vindo ao blog mostrar o seu interesse e dando as suas opiniões!

sem mais,
Cumprimentos

Tiago Gonçalves

Caro Miguel Gonbçalves, também conhecido por primo da Ana Duarte. Vou fazer um bocado papel de mediadora... Julgo que deves ter um pouco mais de calma e deves também reflectir mais antes de postares comentários. Isto porque me parece que tens uma opinião muito concreta sobre o assunto e até aqui tudo bem. O problema é que não medes as palavras para expores as tuas opiniões... Em consequência, a tua atitude está a revelar-se um pouco agressiva, és intolerante relativamente a opiniões divergentes da tua e, por vezes, mesmo que sem ser intencional, podes ofender outros postantes. Neste sentido agradeço que repenses um bocadinho a tua postura, isto sem te querer ofender claro. Afinal de contas, todos temos direito á nossa opinião. A mente é livre!!!
Agradeço-te a ti e aos outros postantes o facto de perderem 2 minutinhOs do seu tempo para virem ao nosso blog.

*GONÇALVES

Sim eu acho que deve haver essa possibilidade, mas também existe a possibilidade da cura da sida que é algo muito mais simples e que ainda ninguém chegou lá. Como é algo super complexo, e deve ser algo muito mais complexo do que um simples gene ou uma enzima, pois deve ser o conjunto disso tudo com muitas mais coisas que influenciam, que nós não vamos testemunhar isso quase de certeza. Se fosse algo que estivesse assim tão próximo, já estaria muito mais divulgado e seria o dilema do século e seria muito mais falado do que as vitimas do Haiti. De qualquer forma é sempre bom imaginar e ver como seria, na minha opinião eu não quereria viver para sempre, se calhar mais tempo e se calhar mais tempo jovem, seria algo que ponderaria de certeza, e não porque acho que sempre vivemos e morremos, e por tanto essa ordem deve continuar, nem porque acredito que exista alguém que nos criou e fez-nos de uma maneira e portanto não podemos mudar isso, pois se isso fosse verdade, ele na verdade criou-nos com a possibilidade de mudar-mos o facto de morrer-mos então de certeza que não se importa muito com isso, mas sim porque? o que fazias com todo o tempo do mundo? Não digo que uma pessoa não poderia ser feliz, mas seria? para não falar na super população que iria haver, mas isso é o menos já que o planeta vai morrer de qualquer forma. Só gostava de acrescentar: primo da Ana Duarte, eu percebi que o teu intuito não era ofender ninguém com o que disseste: "Com todo o respeito, isto não é mente aberta. Isto é pura ignorância de uma mente fechada e antiquada." . Mas o que se passa hoje em dia é o contrário, antigamente as pessoas acreditavam-se totalmente em Deus, hoje as pessoas desacreditam totalmente em Deus, e para mim isso e ter a mente mais fechada de todos, é ter uma mente mente de extremos, ou acredito ou não. Se te questionares porque é que existe guerras e se leres as tretas da bíblia nada faz sentido e tudo é crap literalmente, mas se te perguntares porque é que todos os dias acordas e tentas ser feliz e para que é que queres ser feliz, ou então num sentido mais básico: porque é que existes?, também chegas a conclusão que mais vale pensar no que vais comer no almoço porque não chegas a nenhuma conclusão, por isso com o intuito de ajudar toda a gente, eu acho, e é só a minha opinião, que a mente verdadeiramente aberta é aquela que não toma por certo nada que não podes ter a certeza, e se não tens a certeza que Deus não existe, não devias achar que é retardado pensar dessa maneira porque tas a ser retardado da tua, será que Deus existe ou não? para mim é indiferente e apesar de ser 99% ateu não acho nada retardado alguém achar que Deus nos criou, vindo nós dos macacos ou não.Mas voltando a vida eterna apenas acho que cabe a cada um escolher se sim ou não. Se leram até aqui parabéns pela paciência. =p

pq eu não li os outros coments todos =)

Independentemente das crenças que cada um possa ter e das teorias que explicam a nossa origem, penso que realmente caminhamos para a eternidade. Não agora, mas talvez daqui a uns bons anos, dezenas, centenas ou milhares (se ainda existirmos) a ciência consiga deslindar esses mistérios, proporcionando-nos um maior tempo de vida, com maior conforto e mais saúde também, evitando e adiando o derrareiro encontro. Mas não será uma verdadeira eternidade, não no sentido da palavra, mas sim de um ponto de vista hiperbólico, acentuando esse prolongamento dos nossos dias. Acredito que a Ciência chegará a esse ponto. Bjs

Patrícia Gonçalves disse... 4 de fevereiro de 2010 às 06:49  

Saraaaa obrigada por vires aqui :D
Afinal sempre valeu a pena andar a recortar aqueles papéis todos!
Quanto àquilo que disseste, aconselho-te que vejas a entrevista ao Dr. Mário Sousa "Genética é o futuro", onde ele diz que a sua equipa já desenvolveu a maneira de tornar as pessoas imortais! Estão apenas à espera de solucionar um problema para a pôr no mercado. A mim parece-me que não deve faltar muito tempo.

Vai continuando a visitar-nos (:

Eu acredito que a ciência é a fonte de evolução de tudo o que nos rodeia, comunicações, meios de transporte, tratamentos médicos, pesquisas sobre a nossa existência, ou seja, hoje em dia, quase todas as teorias que se querem fundamentar usasse a ciência como meio dessa explicação. Portanto acho que é muito provável que a ciência cresça ainda mais e nos leve a um nível superior, é certo que haverá consequências mas com o tempo estas devem ser pensadas e resolvidas, permitindo assim que essa mesma evolução continue a progredir constantemente, pode levar de certa forma a humanidade à ruína ? Pode, mas acho que é um risco que temos que correr.

Helder Moura

Teoria vem do latim theoria que significa acção de olhar ou especular. Esta palavra é um substantivo feminino que significa conhecimento especulativo, puramente racional, hipótese ou suposição.

Dicionário Testo Editora
Revisado e actualizado em 2002

Enviar um comentário

Gostaria de viver para sempre?

About this blog

Nós somos o grupo "Puer Aternus", composto pelos alunos Ana Duarte, Ana Dias, Joana Soares, Patrícia Gonçalves e Tiago Gonçalves.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina Área de Projecto leccionada pela professora Manuela Pinto.
Frequentamos o 12º ano na Escola Secundária António Sérgio.

Visitem também:

Seguidores




Para dúvidas e sugestões: pueraeternus_esas@hotmail.com