7 comentários:

Bem, acho que esta pergunta é muito relativa.
Eu não sei quais estão a ser os métodos todos para o estudo desta causa, mas de certo acho que aqui foi dito por vocês que eles estão a usar animais para o estudo, sacrificando-os assim.
Independente disso acho que isto poderia esperar mais uns tempos, e os cientistas tomarem medidas a situações que a meu ver são mais preocupantes como por exemplo o "Global Warming", que pode vir a fazer com que esta pesquisa sobre uma eventual "imortalidade" pode ser posta em causa.

Os impactos na minha opinião seriam drásticos!!! Falta de recuros, redução da natalidade... Envelhecimento da população, estagnação do desenvolvimento ( isto na minha opinião ). E também acho que aumentaria a taxa de depressões já que as pessoas haveriam de chegar a um ponto em que perderiam os objectivos de vida pois já estavam alcançados ou por impossibilidade definitiva de os cumprir.... Enfim o mundo entraria em colapso, sobre tudo moral....


Helder, tão participativo és a nossa alegria porque perdes sempre uns minutos com este espaço e com as nossas questões!!!

Obrigada pelo apoio e pela colaboração com o grupo!

Pois não tinha referido os impactos, mas deu para perceber o meu ponto de vista.
Agora o que falas-te Joana, claro que sim, as pessoas podem ter capacidade para muito, mas nunca para estar sempre a renovar novos objectivos de vida, se já hoje em dia a "nossa" sanidade mental se esgota assim num piscar de olhas então com muitos mais anos de vida, ui ia ser lindo ia.

E em relação à minha participação, é com muito gosto que faço isso, estou a gostar do projecto (:

E sempre que precisarem, aqui estou eu . LOOL :D

Eu acho que o José Saramago clarifica uma possível resposta para essa pergunta no seu livro "As intermitências da Morte". Concordo com as palavras da Joana, mas para além desses efeitos, penso que existem outros, como a ruptura financeira, o despoletar de conflitos, a sobrelotação de lares, hospitais e, no fundo, do planeta. Aumentaria a miséria e a felicidade deixaria de ser um dos objectivos, visto que teríamos todo o tempo para o alcançar e, em determinada altura essa vontade perdia-se. No geral, não seriam muitos positivas as consequências.

Patrícia Gonçalves disse... 13 de março de 2010 às 05:54  

Concordo plenamente com a Joana e contigo Sara, também li esse livro e ele foi para mim uma das fontes de inspiração para este tema. Aliás, um dos nossos primórdios objectivos era convidar o Saramago para vir à nossa escola falar sobre o tema e sobre esse livro. No entanto acabamos por desistir da ideia, não só pelo facto de ele se encontrar um pouco doente mas também por ele ser pouco acessível e, sinceramente, não me parece que fosse perder tempo com um projecto de uns meninos do 12º ano xD
Apesar de todas as consequências físicas para o planeta, acredito que seria muito difícil assegurar o bem-estar da população a longo prazo. Sei que 70 anos não chegam para aproveitar tudo da vida e seria óptimo que pudéssemos ter tempo para fazer tudo, experimentar tudo. No entanto iriam surgir muitos conflitos, como os que vocês disseram, conflitos esses que seria muito difícil resolver. Deixariam de existir pensamentos divergentes para resolver cada novo problema que surgisse. Bem, é isto que penso pelo menos.

Eu nao sei... MAIS QUE VENHA!"!!!!!!!!!!!!

A questao do Global Warming, é o seguinte, agente Pensa que no futuro, as FERRAMENTAS serao as mesmas... Sera mesmo que no futuro, nao utilizaremos Energia solar? Hidrogenio em abundancia? Já A questao da Super Populaçao, realmente seria algo que preucuparia, mais Essa tecnologia vai atingir so uma classe no começo, ate ela atingir as massas, iremos regulamentar a reproduçao, provavelmente abdicando-a. E pra nos colonizarmos outros planetas, Vamos precisar viver mais... E A questao da depreçao, e o seguinta, hj ja e possivel encontrar o Gene da FELICIDADE, seremos capazes de combater a depressao tbm. Entenda que no futuro, as ferramentas serao outras. Quando a imortalidade chegar essas novas ferramentas estarao muito proximas tambem. Percebo muitos olhares pessimistas para o futuro, mais o presente , que ontem era futuro, é muito mais agradavel que qualquer época ja vivida. A imortalidade será uma realidade, e vamos aprender a conviver com isso. E nao saberemos como era viver sem ela.

Enviar um comentário

Gostaria de viver para sempre?

About this blog

Nós somos o grupo "Puer Aternus", composto pelos alunos Ana Duarte, Ana Dias, Joana Soares, Patrícia Gonçalves e Tiago Gonçalves.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina Área de Projecto leccionada pela professora Manuela Pinto.
Frequentamos o 12º ano na Escola Secundária António Sérgio.

Visitem também:

Seguidores




Para dúvidas e sugestões: pueraeternus_esas@hotmail.com